Desenvolvimento Pessoal

7 livros sobre relacionamento que valem a pena ler

Uma ótima forma de aprender, mudar o rumo dos pensamentos e adquirir mudanças é, com certeza, através dos livros. E se tratando de relacionamentos não seria diferente.

Se você anda por aí pensando: “meu marido não me ama mais”, “meu relacionamento não anda nada bem” e com a ideia de que tudo está perdido, dê uma chance para a leitura e verá como tudo pode ser diferente.

Separamos aqui 7 livros sobre relacionamento para você ler, se inspirar e melhorar seu namoro/casamento. Confira!  

1. “Em busca de nós mesmos” – Clóvis de Barros Filho e Pedro Calabrez

Clóvis de Barros Filho é filósofo e Pedro Calabrez é psicólogo e os dois são professores. 

Em “Em busca de nós mesmos”, a dupla indica que façamos uma análise de como o mundo atual nos influencia. Com isso, o comportamento social dentro dos relacionamentos é destrinchado na pós-modernidade. A ideia deles é promover o autoconhecimento sobre o contexto atual a fim de se relacionar bem com o próximo.

2. “Homem cobra, mulher polvo” – Içami Tiba

De forma bem humorada, neste livro Içami Tiba brinca com as representações dos gêneros durante o livro. 

Nele, as relações carregam certo estigma com relação ao comportamento feminino e masculino, ainda que seja um bom entretenimento. E uma parte interessante é que os leitores podem se identificar com a proposta do livro diante do comportamento dos personagens.

3. “101 coisas que não me contaram antes do casamento” – Linda e Charlie Bloom

Neste livro, os psicoterapeutas e também casados há mais de trinta anos, Linda e Charlie Bloom, já se depararam com essas perguntas inúmeras vezes tanto em seminários, quanto em sua própria relação. Baseados em suas experiências pessoais e profissionais, em “101 coisas que não me contaram antes do casamento” eles apresentam lições simples e eficazes para fazer o amor durar.  

Uma leitura fácil que carrega uma mensagem de autoajuda com base em experiências reais, aqui são abordados temas como a adaptação da convivência e a relação com a família e os amigos após casados.

4. “O livro do amor- Volumes I e II” – Regina Navarro Lins

“O livro do amor – Volumes I e II” funciona como um mapa do amor na história. Regina Navarro Lins, que é psicanalista e especialista em sexualidade, identifica que a época em que vivemos influencia sobre nós e que a relação é regida pelos tempos em que vivemos.

Além disso, o livro faz um tratamento por diversos pontos da história sobre casamento, fidelidade e questões quanto ao gênero.

5. “Por que os homens amam as mulheres poderosas?” – Sherry Argov

Embora não seja como um manual de conquista direto, o livro ajuda as leitoras a manterem a autoestima em dia.

Em “Por que os homens amam as mulheres poderosas?”, a autora Sherry Argov busca quebrar paradigmas a respeito da imagem sobre a mulher, comportamento e sucesso profissional. O grande intuito é termos uma valiosa lição de que devemos ser autênticos e não mudar por ninguém.

6. “Casais inteligentes enriquecem juntos” – Gustavo Cerbasi

Fugindo do clichê de alguns livros sobre relacionamento,em “Casais inteligentes enriquecem juntos”, Gustavo Cerbasi indica que o casal deve caminhar juntos em qualquer direção. 

Além disso, ele garante que o sucesso de uma relação depende de como as finanças são administradas e que divisão de contas também pesa, visto que o descontrole disso pode desandar a relação.

7. “Como ter um casamento divertido” – Kathi Lipp

“Como ter um casamento divertido” é um dos melhores livros sobre relacionamento e nele a autora Kathi Lipp defende que o casamento pode e deve ser divertido. Além disso, Kathi traz luz para a necessidade de um casal fazer valer o bom humor na relação. 

A ludicidade deve ser priorizada ao invés da seriedade constante que nos entregamos. Caso contrário, a felicidade dos dois pode ser corrompida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *