Desenvolvimento Pessoal

Confira 5 dicas para comprar seu primeiro imóvel

Ter uma moradia para chamar de sua é o sonho de todo brasileiro, especialmente os que moram na periferia, onde as condições de vida são mais difíceis. Mas você sabia que adotando algumas medidas, é mais fácil realizar o sonho da casa própria?

Quem já comprou um imóvel sabe que é necessário muito planejamento e seguir à risca os planos para a compra da casa própria. Nesse planejamento está incluso a eliminação de dívidas, a economia, a reserva de uma parte da renda e muita pesquisa.

Se você também quer comprar seu primeiro imóvel, vai gostar de saber que daremos seis dicas importantes para ajudar você nessa tarefa. Veja agora quais dicas são essas.

Procure saber o que envolve a compra de um imóvel

Quando você decide comprar seu primeiro imóvel, a primeira coisa que você deve fazer é procurar saber o que está envolvido nessa compra.

Você deve estar atento a pontos que envolvem a certidão de matrícula de imóvel, os custos necessários para documentação, por quais meios irá realizar a compra, se vai comprar casa ou apartamento e outros assuntos.

Ou seja, você deve analisar cada ponto que envolve a compra e a partir daí fazer um planejamento para aquisição do seu primeiro imóvel.

Faça uma reserva mensal destinada a compra

Outra dica essencial para que você consiga realizar o sonho de ter a sua primeira casa própria é fazer uma reserva mensal voltada apenas para isto.

Você pode reservar uma porcentagem de todo o seu ganho mensal. Você também pode optar por fazer alguma renda extra destinando os ganhos somente para a compra do seu imóvel.

Seja lá qual for o modo que você escolher, é fundamental que uma reserva seja feita todos os meses, pois do contrário, será mais difícil realizar esse sonho.  

Elimine dúvidas e evite novos gastos

Ainda falando sobre economizar dinheiro para a compra da casa própria, chegamos em um ponto muito difícil para alguns brasileiros, as dívidas.

Dificilmente alguém vai conseguir reservar algum dinheiro se houver muitas dívidas a pagar. Por isso é tão importante eliminá-las. Você pode também fazer um planejamento para eliminar uma a uma.

Mas só eliminar não adianta, é preciso evitar contrair novas dívidas. Dessa forma, você conseguirá guardar algum valor todos os meses.    

Faça uma análise se o imóvel atende suas necessidades

Antes de comprar seu primeiro imóvel, faça uma análise se ele realmente atende às suas necessidades e de sua família.

É preciso ter em mente sobre como deve ser o imóvel, com quantos cômodos eles devem ter, com escada ou sem, com garagem ou sem e outros detalhes. Você deve fazer uma boa escolha para não se arrepender depois.

Afinal de contas, para muitos essa será uma compra para a vida inteira.

Procure saber se o imóvel tem dívidas pendentes

Outra dica importante que você não deve desconsiderar na hora de escolher um imóvel para comprar, é se ele tem dívidas pendentes. Procure saber se o imóvel está regular com os impostos em dias e somente depois disso tome sua decisão.

Você também pode fazer uma consulta em cartório ou em órgãos da prefeitura para ter uma visão clara de cada dívida, caso haja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *