Dicas de bem estar

Manutenção no condomínio: O que está envolvido?

O sistema de manutenção do condomínio é totalmente obrigatório para execução de uma boa administração. Esse método é um meio de equipar de modo inteligente os processos do condomínio.

Essa manutenção é uma excelente solução, já que se torna mais barata, impedindo que surjam problemas e surpresas indesejáveis. Dessa forma, todos no condomínio saem ganhando.  

Que tipo de manutenção é realizada em condomínio?

Há alguns tipos de manutenção, porém, a que é mais aplicada em condomínios é a manutenção preventiva.

Nesta manutenção é elaborado um plano de procedimentos, com o objetivo de manter o bom funcionamento de todos os processos incluídos. Esse tipo de manutenção é mais acessível, ou seja, mais barata que a corretiva, ajudando a diminuir os gastos do condomínio.    

Por que a manutenção preventiva é importante?

Todo imóvel precisa de manutenção e não é diferente com os condomínios. Eles precisam de manutenção periódica, para avaliação de possíveis problemas.

Devemos lembrar que a segurança deve estar em primeiro lugar, e muitas vidas estão em jogo neste caso. Além disso, é uma obrigação exigida por lei. Não podemos esquecer que a manutenção também vai evitar custos maiores.  

De que forma a manutenção deve ser realizada?

As manutenções precisam ser feitas com regularidade, acompanhada do gestor ou síndico, por uma empresa especializada em cada sistema. Veja agora o que está envolvido em fazer a manutenção do condomínio.

Preparação

É preciso antes de qualquer coisa fazer uma preparação, ou planejamento. Em um condomínio existem muitos sistemas, e se não houver um bom planejamento, será difícil identificar os problemas.

Esse planejamento precisa ser feito com a empresa especialista na área em que precisa de atenção. Assim, o funcionamento de cada sistema será mais seguro.  

Sistema hidrossanitário

O síndico precisa dar uma atenção maior à bomba d’água, já que ela é a peça importante do sistema hidráulico. É necessário investigar se seu funcionamento não está comprometido por vazamentos ou ruídos.

A caixa de água também precisa de atenção quanto a limpeza, para não comprometer a qualidade da água. Para este tipo de serviço o ideal é contratar uma empresa especializada, como uma desentupidora. Assim será garantido que o serviço vai ser bem feito, sem gerar mais transtornos.

Parte elétrica

A manutenção da parte elétrica precisa ser feita por uma empresa especializada e nunca por alguém do prédio, pois um trabalho mal feito pode colocar a vida de todos em risco.

A manutenção deve ser feita a cada seis meses, para verificar sistema de aterramento, desgaste da fiação, para raios e outros.

Esquema de combate a incêndio

Essa manutenção é tão importante quanto as outras manutenções. Afinal de contas, numa emergência esse sistema precisa funcionar de modo correto.

Por isso, é necessário verificar as escadas e também as portas corta-fogo. Além disso, os extintores precisam estar dentro da validade e em locais específicos.  

Sistema de segurança

O sistema de segurança precisa também passar por uma inspeção, uma vez que a violência é crescente em nosso país.

É preciso verificar as câmeras de segurança para ver se estão funcionando direito. Além disso, os portões elétricos também precisam ser inspecionados. Também não podem ficar de fora o sistema de alarme e interfones.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *