Desenvolvimento Pessoal

Você sabe o que é vocação e quais os seus tipos?

Muitas pessoas têm como propósito de vida, viver conforme os caminhos que Deus tem preparado para elas.

E, por muitas vezes, esses caminhos podem ser traçados de acordo com a sua vocação e a partir daquilo que o Senhor plantou em seu coração. Você sabe o que isso significa e quais são os tipos de vocação que existem? Confira a seguir!

O que é vocação?

A vocação nada mais é do que uma tendência ou habilidade que nos estimula a praticar atividades que estão associadas à determinada carreira ou profissão. Ela é algo de nossa individualidade que funciona como um chamado interno, que vem de algum lugar dentro de nós mesmos. 

Entretanto, os seres humanos são multipotenciais, ou seja, apresentam diversos interesses, talentos e expectativas. Além disso, essas perspectivas não são fixas e podem mudar ao longo do tempo.

Tipos de vocações

Na vida, existem diversos tipos de vocações. Elas podem ser na área religiosa, da educação, da saúde etc. 

No entanto, na área religiosa em específico, existem três maneiras de seguir aos chamados de Deus. Veja a seguir para saber qual é a sua vocação: 

Vocação matrimonial ou laical

A vocação matrimonial ou laical é vivida por leigos que se batizaram e participam da comunidade cristã por meio da Igreja — os membros. 

Para esse grupo, são diversos os propósitos de vida que podem ser encontrados, através do ministério familiar ou ações missionárias.

Vocação sacerdotal

Na vocação sacerdotal, os religiosos são chamados por Deus para anunciar o evangelho e guiar a comunidade rumo ao caminho dEle. 

Aqui, estão os diáconos, presbíteros e bispos.

Vocação religiosa

Já na vocação religiosa, estão as pessoas que se consagram a Deus por meio de votos, como os de pobreza, castidade e obediência.

Estes, geralmente, seguem e servem a Cristo por meio de uma congregação religiosa.

Como descobrir a minha vocação?

Muitas pessoas têm plena certeza sobre qual é o seu chamado e qual é a sua vocação, porém, também é comum ainda não ter essa certeza.

Portanto, veja a seguir algumas dicas para fazer essa descoberta.

Busque o autoconhecimento

O autoconhecimento é uma capacidade que nem todos possuem, mas que por sorte, pode ser desenvolvido. E este é um ponto muito importante para descobrir a vocação.

Conhecer a si mesmo irá ajudá-lo a entender o que você pensa sobre si mesmo e a desbloquear habilidades que nem imaginava que existiam.

Converse com família e amigos

Algo muito comum que acontece, é que muitas vezes, quem nos conhece e convive conosco no dia a dia sabe de coisas sobre nós que não percebemos. 

Por exemplo, todo mundo diz que você dança bem, mas nunca passou pela sua cabeça fazer parte do ministério de dança por não se achar capaz ou simplesmente por nunca ter percebido que seria usado através desse talento. E são esses pequenos toques que podem nos despertar para vocações que não havíamos considerado antes.

Portanto, converse com sua família e seus amigos mais próximos sobre como eles te enxergam, sobre o que acham que você transparece e as razões pelas quais têm essa opinião. 

Porém, vale dizer que esses comentários devem ser levados em conta, mas não são o que irá decidir seu caminho. No mais, esteja atento ao que o Senhor está te mostrando e, em algum momento, você saberá qual o seu chamado. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *